segunda-feira, 24 de novembro de 2025

The Gap Band History by Studio Mix

 


 

Grupo da original funk-music com forte presença de sintetizadores, que emplacou inúmeros sucessos com um som mod-funk marcante, evocando pioneiros como Sly Stone, George Clinton e Rick James.

Centrado nos irmãos Charlie, Ronnie e Robert Wilson, o The Gap Band trabalhou na obscuridade por vários anos antes de se tornar um dos grupos de funk mais populares do final dos anos 70 e 80. Nativos de Tulsa, Oklahoma, os integrantes produziram 15 singles no Top 10 da parada R&B, que variavam de hinos funk ferozes a baladas românticas belíssimas. Muitos de seus hits, como "Burn Rubber (Why You Wanna Hurt Me)" e "You Dropped a Bomb on Me", apresentavam linhas de baixo sintetizadas instantaneamente memoráveis ​​e pulsantes. Todos eles destacavam os vocais principais profundos e revigorantes de Charlie. Embora os fãs casuais de R&B e a maioria dos críticos associem a Gap Band ao início dos anos 80, a trajetória de sucesso dos irmãos Wilson se estendeu por quase 20 anos, de 1977 a 1995.

Nascidos e criados em Tulsa, Oklahoma, os irmãos Wilson começaram a cantar e tocar na igreja pentecostal do pai; em casa, as aulas de música eram obrigatórias. Aprenderam vários instrumentos, principalmente piano. Por mais que detestassem as aulas na época, elas se provaram inestimáveis. Ronnie, o irmão mais velho, formou sua própria banda aos 14 anos. Charlie, alguns anos mais novo, juntou-se a uma banda rival alguns anos depois. Certa noite, as duas bandas estavam se apresentando uma em frente à outra. Ronnie parou para ver Charlie tocando órgão. Lá, Ronnie convidou Charlie para se juntar à sua banda por 50 dólares a mais do que ele ganhava. Embora os colegas de banda de Charlie tenham dobrado a oferta, ele aceitou entrar para a banda do irmão. Ronnie não lhe deu escolha.

Em um show pouco depois de os dois terem se juntado, o baixista saiu e Ronnie e Charlie chamaram seu irmão mais novo, Robert, com apenas 14 anos, para ocupar o lugar. Por um curto período, a banda se apresentou sem nome, mas eventualmente adotou Greenwood, Archer & Pine Street Band. Como anunciar com esse nome em cartazes era complicado, os Wilsons o abreviaram para GAP Street Band. Devido a um erro de digitação, eles foram anunciados como Gap Band, e o nome pegou.

A banda se apresentou em locais na região de Tulsa, incluindo casas de shows country, clubes de tênis e casas de rock. No entanto, em meados da década de 1970, Charlie deixou Tulsa para explorar suas possibilidades em Los Angeles. Pouco tempo depois, ele convenceu seus irmãos a se juntarem a ele. Os membros da banda ficaram perdidos até conhecerem o empresário do entretenimento Lonnie Simmons por meio de seu amigo, o cantor, compositor e músico DJ Rogers. Simmons era dono de um estúdio de gravação e uma casa noturna, ambos chamados Total Experience (nome que também apareceria nos lançamentos da Gap Band durante os anos 80), e contratou os Wilsons junto com seus nove companheiros de banda.

O primeiro álbum do The Gap Band, Magician's Holiday, foi lançado em 1974 sem grande repercussão. Um álbum homônimo foi lançado três anos depois; apesar das participações especiais de DJ Rogers, Reverend James Cleveland, Chaka Khan, Leon Russell e Les McCann, também não fez sucesso nas paradas, embora tenha apresentado dois pequenos hits: "Out of the Blue (Can You Feel It)" — uma excelente canção suave, conduzida por piano elétrico, escrita por Charlie — e "Little Bit of Love".

Um contrato com a Mercury colocou o The Gap Band em ascensão meteórica. Um álbum homônimo de 1979 alcançou o décimo lugar na parada R&B da Billboard, impulsionado pelo sucesso de "Shake" (quarto lugar na parada R&B) e "Open Up Your Mind" (13º lugar na parada R&B). Eles lançaram, ainda em 1979, The Gap Band II, um álbum que gerou mais dois singles no Top 10 da parada R&B. Lançado em 1980, The Gap Band III foi o primeiro álbum número um da banda na parada R&B, onde seu som se tornou ainda mais característico. Não era apenas a voz de Charlie que se destacava. "Burn Rubber (Why You Wanna Hurt Me)" foi o primeiro grande sucesso da banda, dominado por uma linha de baixo sintetizada, criada por Cavin Yarbrough, que na mesma época fez sucesso com "Don't Stop the Music", em parceria com Alisa Peoples. Assim como essas duas músicas definiram o som das casas noturnas em 1980, "Yearning for Your Love" rapidamente se tornou uma balada clássica e foi regravada uma década depois pela banda Guy (cujo vocalista Aaron Hall era o cantor mais jovem e visivelmente inspirado pelo som e estilo de Charlie). Não há como negar que o auge do Gap Band aconteceu no início dos anos 80. Essa ideia teria sido fácil de prever já em 1982, quando lançaram três grandes sucessos: "Early in the Morning" (número um na parada R&B; regravada por Robert Palmer), "You Dropped a Bomb on Me" (número dois na parada R&B) e "Outstanding" (número um na parada R&B). Mesmo assim, o restante da década não foi como se tivesse sido fraco para eles, visto que lançaram mais 16 singles que entraram nas paradas (incluindo a faixa-título de "I'm Gonna Git You Sucka", de Keenan Ivory Wayans), seis dos quais alcançaram o Top 10 da parada R&B, além de álbuns populares quase anualmente. Sua popularidade diminuiu apenas quando reduziram o ritmo de gravações. Três álbuns de estúdio do Gap Band foram lançados durante a década de 1990. Charlie Wilson concentrou-se em sua carreira solo, começando em 1992 com "You Turn My Life Around". O cantor começou a alcançar um público mais jovem em 1996, quando Snoop Dogg o convidou para participar da música "Snoop's Upside Your Head". Outras colaborações com Snoop, R. Kelly e Justin Timberlake se seguiram ao longo dos anos 2000.
Em agosto de 2010, Robert Wilson faleceu vítima de um ataque cardíaco.
Em 2021 o irmão mais velho Ronnie, faleceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Gap Band History by Studio Mix

    Grupo da original funk-music com forte presença de sintetizadores, que emplacou inúmeros sucessos com um som mod-funk marcante, evocando...