O funk nos anos 70 surgiu da evolução do soul e R&B, caracterizado por um ritmo sincopado, baixo marcante e forte influência de James Brown.
Na Nova York de 1977, a talentosa juventude do South Bronx persegue sonhos e uma nova forma de expressão que mudará a história da música. Vamos fazer uma viagem ao anos 70, que era um verdadeiro caldeirão de música e pessoas...
O funk americano dos anos 70 focava no "groove" (o balanço), com a batida "one" (primeiro temp forte) de James Brown, evoluindo para um som mais pesado com guitarras e psicodelia (P- Funk/Parliament-Funkadelic).
A Chegada ao Brasil: O ritmo chegou ao Brasil nos anos 70, popularizando-se em áreas nobres e
na periferia do Rio de Janeiro através dos "Bailes da Pesada" e "Black" (inspirados no filme Shaft), organizados por Big Boy e Ademir Lemos no Canecão.
Ícones Brasileiros: Tim Maia, Tony Tornado e Banda Black Rio foram fundamentais, misturando o funk americano ao soul e batidas brasileiras. Estética: A moda dos bailes funk nos anos 70 incluía calças boca de sino, sapatos plataforma, penteados afro (black power) e estilo "Black is Beautiful", celebrando a cultura negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário